Coxinha de Frango com Catupiry: A Receita Irresistível

Coxinha de frango com recheio cremoso de catupiry, empanada e frita até dourar, servida em prato branco.

Se você também é fã de coxinhas e está buscando uma receita perfeita, com um recheio bem cremoso e irresistível de frango com Catupiry, então você está no lugar certo! De fato, essa receita de Coxinha de Frango com Catupiry é extremamente prática e deliciosa, sendo ideal para qualquer ocasião. Além disso, seja para um lanche especial, para um momento em família ou, ainda, para festas e comemorações, essas coxinhas com certeza vão impressionar. Portanto, siga este passo a passo e descubra como é fácil fazer essa maravilha em casa!

📝Ingredientes para a Coxinha de Frango com Catupiry

  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 litro de caldo de frango (do cozimento)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • 200 g de catupiry (recheio)
  • 2 ovos para empanar
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar

👩‍🍳Modo de Preparo

  1. Primeiro, refogue a cebola e o alho no óleo até ficarem dourados. Em seguida, adicione o peito de frango desfiado e o caldo de galinha, misturando bem para realçar o sabor. Cozinhe por alguns minutos e ajustando o sal e a pimenta.
  2. Então, acrescente o caldo de frango gradualmente em uma panela e leve ao fogo médio. Quando ferver, vá adicionando a farinha de trigo lentamente, mexendo sempre até formar uma massa que solte do fundo da panela.
  3. Depois, despeje a massa em uma superfície lisa e sove até ela esfriar. Forme bolinhas e abra na mão para colocar uma colher de catupiry no centro, fechando e modelando em formato de coxinha.
  4. Para finalizar, passe as coxinhas nos ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar por igual. Escorra em papel absorvente e sirva quente.

💡Dicas do Chef

Para garantir uma massa macia e fácil de modelar, sempre adicione a farinha gradualmente e, ao mesmo tempo, mexa vigorosamente para evitar grumos. Além disso, no recheio, o catupiry deve estar gelado para facilitar o manuseio na hora de rechear. Caso queira uma versão mais saudável, prefira assar as coxinhas ao invés de fritá-las, mantendo, assim, a crocância com um spray de óleo. Por outro lado, substitua o peito de frango por frango caipira para obter um sabor mais intenso. Por fim, use óleo de canola ou girassol para fritura, pois evitam odores fortes na cozinha.

🔀Variações e Acompanhamentos

Experimente variar o recheio com queijo muçarela e ervas finas ou, até mesmo, com catupiry misturado com bacon crocante. Além disso, a coxinha combina perfeitamente com molhos como maionese temperada, ketchup caseiro ou molho de pimenta suave. Para uma refeição completa, sirva com salada verde e arroz branco soltinho, assim equilibrando a crocância e cremosidade do prato.

🥄Como Armazenar e Reaproveitar

Armazene as coxinhas já fritas em recipiente fechado na geladeira, por até 3 dias. Além disso, para conservar a textura crocante, esquente-as no forno antes de servir. A massa pode, ainda, ser congelada crua e previamente moldada, por até 1 mês — nesse caso, frite-as diretamente congeladas, acrescentando alguns minutos na fritura. Por fim, sobras de recheio podem ser usadas em sanduíches ou tortas, aproveitando ao máximo cada ingrediente.

🍽️Considerações Finais

Que tal surpreender sua família e amigos com essa tradicional e irresistível coxinha de frango com catupiry? Com esta receita, você terá um petisco crocante, suculento e cheio de sabor, ideal para qualquer ocasião. Além disso, aproveite para explorar outras delícias do nosso blog, como o Pão de Queijo Mineiro — uma combinação imbatível para os seus momentos gastronômicos! Para isso, clique aqui para acessar

⏱️Tempo de Preparo e Rendimento

  • Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
  • Rendimento: 20 coxinhas médias

🔪Utensílios Usados na receita:

🐔Outras Receitas com Frango:


🍴Você também pode gostar dessas receitas:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.